VOCÊ TEM UM TIME DE ELITE NA SUA EMPRESA?

Autor: 

Security & Crisis Management

Os meus amigos e conhecidos sabem o quanto eu estudo e dedico meu tempo e minha carreira em pesquisas no tema de segurança e gestão de crises.

Tenho o privilégio de fazer o que eu amo! É claro que nem tudo é um mar de rosas… muitos problemas, brigas, falta de tempo, falta de dinheiro… mas esse é o desafio!

Exerço uma atividade de alto risco – treinamento com arma de fogo. E para relaxar, consultoria para elaboração de planos de contingência, gestão de crises e emergência. Tudo muito suave… (risos).

Ao contrario do que muitos pensam, você planeja, treina e testa para estar pronto para salvar vidas ou salvar uma empresa. Pode parecer exagero, mas no fundo, essa é a nossa motivação!

No mês passado, fui convidado para falar a um grupo de executivos como a minha experiência em treinamentos táticos poderia ajudar e/ou até mesmo influenciar a vida de um time de projetos em uma empresa.

Fiquei honrado e aceitei o desafio!

A primeira pergunta que acabou tornando-se o alicerce da apresentação foi como a empresa poderia transformar um grupo de projeto e uma unidade de elite, a famosa analogia ao filme Tropa de Elite – coisa que eu não gosto muito de usar, pois acho que isso acabou “vulgarizando” as unidades de elite. Somente para deixar claro, uma unidade de elite, é um seleto grupo de operadores que realizam atividades que poucos conseguiriam realizar devido as características físicas e psicológicas dos seus integrantes e o alto grau de complexidade da missão. Ou seja, eles realizam o que poucos conseguem realizar.

Parece simples (de responder e de fazer), mas não é. Continuei… :

Em uma operação real, um time de elite tem muito bem claro qual o seu objetivo e papel naquele contexto, ou seja, TODOS sabem o que estão fazendo ali e qual o resultado final que buscam.

Selecionar corretamente os candidatos. VOCÊ TRABALHARÁ NA ADVERSIDADE SEMPRE, SEM RECURSO, SEM APOIO E SEM TEMPO! ESTA É A SUA REALIDADE PARCEIRO! Em um curso de formação de agente, todos aprendem a atirar, mas quem é o melhor atirador do grupo? Em uma empresa, temos vários analistas de projetos, mas quem é o melhor analista para um importante projeto?

Errar esta fora de cogitação, pois um erro pode causar a morte de um civil ou de um integrante do time. Não temos tempo para desculpas. Na empresa, a primeira coisa que precisamos tirar é o sentimento que, se eu errar naquele projeto, no máximo eu perco um cliente e nada acontecerá… MAS COMO ASSIM??? PERDER UM CLIENTE ESTA FORA DE COGITAÇÃO TAMBÉM!

Confiar e conhecer cada integrante do time. O entrosamento é tão grande que todos se conhecem pelo olhar e pelo andar. Só para você ter uma ideia, quando ministramos treinamentos táticos, tenho em meu colete todo um kit de primeiros-socorros. Todos os instrutores possuem o mesmo kit, colocado estrategicamente no mesmo lado do colete, no mesmo tipo de bolso, dessa forma não perdemos tempo em procura-lo. Todos conhecem o tipo de sangue de todos, alergias, etc…

Para cada imprevisto, uma contingência. Planos de contingência prontos, testados, treinados e re-treinados exaustivamente, pois merda acontece… e pode acontecer em qualquer momento! PLANEJAMENTO é fundamental! Crises podem acontecer, e não podemos ficar presos a pensamentos negativos… Aconteceu, Reaja! Quem vive de passado é museu!

Comprometimento. Todos estão ali por livre e espontânea vontade! Querendo fazer o melhor. Se você comparar o salário de um policial com um analista de uma média empresa, a diferença é enorme… Por que o policial esta ali, arriscando sua vida, por um pequeno salário? Por que um policial passa por um programa rígido de seleção para entrar em uma unidade de elite sem receber um grande diferencial no salário? Por que o seu analista não é voluntário para resolver certos problemas em sua empresa?

Gestão de tempo. Ninguém fica perdendo tempo com reuniões intermináveis e sem objetividade nenhuma. Quanto tempo se perde em uma organização com reuniões sem objetividade?!

E outras coisas mais… Uma apresentação de duas horas muito rica, fazendo vários comparativos entre um time de elite e um time de projetos.

Em tempos de crises, sua empresa não precisa de um time de elite para segurar seus clientes com a eficiência, objetividade e tempestividade?

Em tempos de crise, será que você esta usando os soldados certos para suas batalhas?

Abraços!

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-tem-um-time-de-elite-na-sua-empresa-giovenardi-mba-mbci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.