Prefeitura anuncia o programa Pavuna Presente

A Prefeitura do Rio anunciou a criação do programa Pavuna Presente, para reduzir a criminalidade no bairro da Zona Norte. O funcionamento será no mesmo molde das operações que já acontecem, entre outros locais, na Lapa e no Aterro do Flamengo. Ainda não há data para o início da operação, que depende da aprovação e apoio do Governo do Estado.

De acordo com o Superintendente Regional da Pavuna, Itagibe Cabral, a viabilidade do programa ainda está sendo debatida com o governador. Ele adiantou que já há um grande interesse da iniciativa privada em financiar parte do projeto.

A medida é motivada pelo grande número de roubos na região, principalmente a cargas. Somente a Rua Herculano Pinheiro, que concentra um grande número de empresas de logística, é responsável por 1% de todos os assaltos do tipo ocorridos no país. Em 2016, a Pavuna registrou 1.340 roubos de carga, o equivalente a 13% dos casos registrados no Estado. Dados do Instituto de Segurança Pública, mostram que em janeiro deste ano, foram 693 roubos. 109 ocorreram na região.

O roubo a pedestres também tem preocupado moradores. Para a presidente do Conselho de Segurança da Pavuna, Fátima Souza, a medida não vai resolver todos os problemas ligados à violência, mas pode ajudar a coibir a ação dos bandidos.

Ainda segundo os moradores, o alto número de delitos pode estar ligado à retirada da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, funcionava no bairro. Em 2014, a especializada passou a operar na Cidade da Polícia, no bairro Jacaré, também na Zona Norte.

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rio/noticia/100000850765/prefeitura-anuncia-o-programa-pavuna-presente.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*