Operação de combate ao roubo de trens de carga no interior de SP termina com 27 presos e apreensões de munição e mercadorias

  G1 SP – Operação “Trem Bala” coordenada pela Polícia Civil de Cordeirópolis (SP) terminou com 28 pessoas presas e apreensões de munição e mercadorias nesta quarta-feira (7), segundo balanço final divulgado pela corporação.

A ação de combate a uma quadrilha de roubo de trens carga contou com o trabalho de 120 policiais que cumpriram 30 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do interior de São Paulo. Entre as apreensões estão cartuchos de munição calibre 12, sacas de milho e galões de combustíveis.

Reportagem completa: PLAY

De acordo com o delegado Willian Marchi, as investigações apontaram que comerciantes e proprietários de áreas rurais estavam envolvidos no esquema criminoso.

”Foram identificados alguns comerciantes que faziam a revenda de alguns produtos. Inclusive, recebemos a visita de outro comerciantes que trabalham licitamente, reclamando dessa concorrência desleal. Nos idenficamos também várias propriedades rurais, cujo os sitiantes são clientes assíduos desse grupo e adquirem todo tipo de material subtraído do trem”, diz o delegado.

Integrantes da quadrilha ocupavam barracos próximos a linhas férreas para monitorar as passagens dos trens e para saquear os vagões, eles saltavam de pontes (veja o vídeo acima) e mantinham bancos e torneiras com água potável perto dos locais dos crimes.

Os criminosos também colocavam troncos e pedras para provocar o descarrilamento dos trens, além de ameaçarem funcionários que faziam segurança das vias. Dois desses funcionários chegaram a ser mortos pela quadrilha, sendo que um no ano passado e outro na última semana.

 Para o sindicato dos ferroviários, as linhas de trens adminstradas pela concessionária América Latina Logística ( All) não têm a segurança.”A segurança nas ferrovias evitariam esses roubos de cargas que estão ocorrendo”, diz o presidente do sindicato da categoria, Francisco Felício.

Em nota, a All diz que adota as melhores práticas de segurança e de operação de seus trens e atende integralmente a legislação em relação aos seus condutores.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/operacao-de-combate-ao-roubo-de-trens-de-carga-no-interior-de-sp-termina-com-27-presos-e-apreensoes-de-municao-e-mercadorias.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.