Cresce a procura por profissionais capacitados em gestão de riscos no Brasil

   EXAME.com – O conceito de risco vem apresentando crescente relevância no meio corporativo. Cientes de que precisam estar atentos a essa situação, empresários estão investindo, cada vez mais, em formas de prever e minimizar problemas, pois, uma vez identificados, poderão desenvolver ações precisas sobre investimentos e qual nicho de mercado atuar. Por isso, a procura por profissionais qualificados em gerenciamento de riscos tem crescido. Aliados a essa tendência, o PMI (Project Management Institute) oferece a certificação profissional em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP).

Trata-se de uma credencial reconhecida por seu desenvolvimento e aplicação global, ou seja, o indivíduo tem seu título validado em qualquer lugar do mundo. De acordo com o presidente do PMI Minas Gerais, Moises Luna, a força de uma certificação PMI se deve ao fato de serem portáteis e não estarem vinculadas a nenhum método, padrão ou organização. “A partir do momento em que recebe a certificação, essa pessoa passa a comprovar que possui uma competência única, validada pelo Instituto”, diz.

Para comprovar a percepção dos gestores em relação a se precaver, a organização desenvolveu uma pesquisa em 2015, que mostra que 83% das empresas de alto desempenho já estavam aderindo às práticas de gerenciamento de risco, comparado com apenas 49% das de baixa performance. Segundo Luna, o risco não deve ser temido. “Administrá-lo é um sinônimo de desafio e oportunidade. E esse indivíduo que deseja assumir tal papel dentro de uma empresa reconhece sua expertise e competência para avaliar e identificar riscos, mitigar ameaças e aproveitar as oportunidades, enquanto ainda possui habilidades e conhecimento em todas as áreas de gerenciamento de projetos”, conclui.

O PMI (Project Management Institute) é uma das maiores associações para profissionais da área. Atualmente, o trabalho auxilia mais de 700 mil membros, entre profissionais certificados e voluntários, em praticamente todos os países do mundo. Além disso, o objetivo é aumentar o sucesso de empresas, evoluir carreiras e tornar a profissão mais madura.

O PMI oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência, entre as quais está de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP), que conta com mais de 370 mil profissionais intitulados em todo mundo. Os salários e oportunidades de carreiras dadas a esses membros demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado que tais pessoas trazem, sendo um diferencial de desempenho. Além disso, o PMI possui unidades locais que auxiliam, de forma presencial e mais próxima, os profissionais residentes naquela localidade.

1 comentário


  1. Todos aqui no RJ sabe que se vende de tudo no trem, não é de hoje isso! As coisas no Rio de Janeiro estão cada vez mais difícil… LAMENTÁVEL!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*